Detalhes da notícia
Novo recurso Painel de Gestão auxilia na visualização de dados nos sistemas SophiA e Philos -
25/04/2017
O Painel de Gestão é uma ferramenta que permite a visualização de dados de forma simples, rápida e segura, sem a necessidade de geração de relatórios impressos, coleta de dados ou utilização de ferramentas externas. Sua utilização proporciona recursos avançados a bibliotecários e gestores ao oferecer consulta imediata da situação e atividades desenvolvidas pela biblioteca. Basta entrar em contato com o setor Comercial da Prima para receber um orçamento desta ferramenta.
Grandes volumes de dados são analisados diariamente por bibliotecários para acompanhar as atividades desenvolvidas, mensurar a utilização do acervo, os serviços prestados etc. A coleta e análise dos dados, entretanto, é morosa e complexa, exigindo a realização de diversas estratégias de busca e exportação dos resultados obtidos para outras aplicações. Padrões, tendências e correlações que poderiam passar despercebidos ao analisar dados em texto podem ser melhor reconhecidos a partir do momento em que são apresentados em linguagem gráfica e visual.
Os sistemas da linha SophiA Biblioteca passam a contar com o recurso Painel de Gestão, que permite a visualização de dados estatísticos, por meio de gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros. O recurso pode ser utilizado nas ferramentas SophiA Biblioteca, SophiA Biblioteca Web e Philos.
Os dados são coletados de forma automática e armazenados em repositório, conceito utilizado nas ferramentas de Data warehouse, componente de Business Intelligence (BI). Na computação, Data warehouse é um sistema utilizado para geração e análise de dados, enquanto Business Intelligence é um conjunto de aplicações, infraestrutura e ferramentas, aliados com as melhores práticas, que permite acesso e análise de dados para suportar decisões e acompanhar o desenvolvimento de atividades.
O acesso ao Painel de Gestão pode ser realizado de dentro dos sistemas ou por meio de página Web (URL), com validação por login e senha.
O Painel de Gestão apresenta dados consolidados de todas as bibliotecas da instituição (se Multibiblioteca), em variados contextos como dados gerais, usuários, circulação, acervo e consultas aos terminais. É possível aplicar filtro para visualizar dados de uma ou mais bibliotecas. As informações são distribuídas em gráficos de linha, coluna, pizza ou barras, de acordo com o contexto que está em análise.
Dados diversos como quantidade de títulos e exemplares de obras e periódicos são apresentados em interface única, totalizados por biblioteca.
Informações sobre os usuários, como faixa etária, sexo, curso etc. estão reunidos, sem necessidade de agrupamento dos dados ou consolidação de valores coletados.
As circulações e atendimentos realizados são acompanhados por período, facilitando a identificação dos horários de maior movimento na(s) biblioteca(s), de acordo com o fluxo de solicitações dos usuários.
A distribuição de registros do acervo pode ser facilmente avaliada, com visualização do tipo de material, quantidade existente e sua representação gráfica.
Entre em contato com a equipe de Vendas e saiba mais: 0800.557074 ou vendas@prima.com.br.
<< Voltar