Fale conosco

  • Tel/Fax:

    (12) 2136-7200

    Atendimento:

    De Segunda a Sexta, das 9:00h às
    17:45h.

    Central de vendas

    0800.557074

  •  
  • Endereço:

    Rua Augusto Edson Ehlke, 290

    Jardim Apolo II

    São José dos Campos/SP

    CEP: 12.243-110

Acesso restrito

Para acessar essa área é necessário fazer login.

titulo

msg

Acesso negado

Por favor, entre em contato com Prima para verificar a situação do seu login.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de doação.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de permuta.

Aguarde...
< twitter facebook
Logotipo
Área do cliente

Detalhes da notícia

Xadrez literário coloca em xeque a falta de interesse pela leitura - 19/06/2017

por Ana Lúcia Lopes Viana


 


 


Percebi que os meus alunos gostavam muito de desafios, mas não se engajavam em atividades de leitura. Pensando nisso, criei a atividade xadrez literário, que envolve obras literárias e técnicas do jogo. Para estimular a leitura, contextualizar disciplinas e trabalhar de forma lúdica, usei os livros “O diabo dos números” e “Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho”.


Tive como motivação desse projeto os alunos, em especial dois, que utilizavam a sala de leitura para jogar, mas não tinham interesse em obras literárias. Eles aproveitavam o espaço para ler regras de xadrez, conversar sobre jogos, mas não acreditavam que a leitura seria uma aliada na vida e nas jogadas de enxadristas.


Desafiada a fazer algo que despertasse a atenção deles, tive a ideia de elaborar um jogo de RPG (Role Playing Game) com pistas que levariam os alunos aos capítulos de livros para desvendar um enigma final e vencer uma jogada de xadrez. Meu objetivo era ampliar o número de leitores na turma e mostrar que a leitura poderia ser introduzida na vida como estratégia de solução aos problemas, além de também criar o senso crítico e desenvolver o raciocínio lógico com as palavras.


Como eu não tenho muito conhecimento em jogos de RPG e técnicas de xadrez, pedi aos alunos para me ajudarem a montar uma gincana literária. Tive que convencê-los de que era possível trabalhar leitura e interpretação de texto dentro de uma disputa de xadrez.


Diferente de uma partida tradicional, em um jogo de RPG os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa. Para isso, construímos diversos enigmas que remetiam a livros, páginas e trechos da história que traziam instruções de jogadas para dar xeque mate.


Um dos alunos que me ajudou a construir essa atividade foi o Davi Queiroz, 16. Nas palavras dele, o jogo funciona da seguinte forma: “Cada pista indica a classe de um jogador: peão, cavalo, bispo ou rei/rainha. De acordo com a categoria, os participantes deveriam fazer as suas jogadas.”


Com os enigmas criados, eu tive a ideia usar QR Codes na hora de espalhar as pistas pela escola. Colocamos um roteador de internet na sala de leitura e no pátio para os alunos codificarem as dicas com a câmera do celular.


Depois dessa gincana, também fizemos uma atividade com o livro “Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho”. Usamos os personagens da obra, a leitura e as regras de xadrez para montar novas pistas. Para isso, trabalhamos em parceria com os ex-alunos e a turma da escola.


Após a gincana, os alunos começaram a usar o espaço da sala de leitura, não só para jogos, mas também para ler. Ali começou uma bela parceria. Essas atividades fomentaram na escola o desejo de jogar xadrez e, ao mesmo tempo, o interesse por livros literários.


 


Fonte: Porvir

<< Voltar