Fale conosco

  • Tel/Fax:

    (12) 2136-7200

    Atendimento:

    De Segunda a Sexta, das 9:00h às
    17:45h.

    Central de vendas

    0800.557074

  •  
  • Endereço:

    Rua Augusto Edson Ehlke, 290

    Jardim Apolo II

    São José dos Campos/SP

    CEP: 12.243-110

Acesso restrito

Para acessar essa área é necessário fazer login.

titulo

msg

Acesso negado

Por favor, entre em contato com Prima para verificar a situação do seu login.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de doação.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de permuta.

Aguarde...
< twitter facebook
Logotipo
Área do cliente

Detalhes da notícia

Faça o planejamento eficiente para gestão da biblioteca escolar - 18/09/2017

As bibliotecas possuem um papel importante na educação de todas as pessoas. Nestes locais, o foco principal é facilitar o acesso aos mais diversos conteúdos, ajudando na formação de estudantes e na busca dos adultos por novos conhecimentos.


A biblioteca escolar tem, ainda, a missão de atuar em parceria com a equipe pedagógica do colégio, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, desde a alfabetização até a formação dos jovens no Ensino Médio e Superior.


Porém, para exercer esse papel estratégico dentro das instituições de ensino, as bibliotecas escolares precisam ter um planejamento eficiente, que contemple todas as áreas, como organização dos documentos, catalogação, atividades pedagógicas e gerenciamento dos serviços de empréstimo, reserva e devolução de livros.


Diante de tantas tarefas, é fundamental que o bibliotecário conte com recursos tecnológicos que ofereçam um suporte personalizado para a administração e planejamento eficiente da biblioteca escolar.


Na sequência, vamos apresentar algumas dicas de como aprimorar a gestão das bibliotecas, mostrando como essas estratégias ajudam a criar/internalizar nos jovens alunos o hábito da leitura.


Os primeiros passos para um planejamento eficiente da biblioteca escolar

Assim como acontece em todas as áreas de uma instituição de ensino, para que haja uma administração assertiva da biblioteca escolar - que resulte em um bom trabalho com os alunos - é preciso traçar um planejamento eficiente.


Para dar início a esse plano, é fundamental fazer uma análise dos objetivos, respondendo as seguintes questões:


Onde estamos?Para onde queremos ir?Como chegar lá?

Depois, é interessante levantar os pontos que precisam de uma atenção especial. Por exemplo, se a organização do acervo não está atraindo os estudantes, é preciso incluir no planejamento que essa é uma área que deve ser repensada para que o processo de desenvolvimento da leitura transcorra bem.


Abaixo, destacamos alguns outros passos importantes para quem quer traçar um planejamento eficiente da biblioteca escolar:


Análise do cenário atual da biblioteca;Definição dos objetivos a curto, médio e longo prazo;Definição de estratégias a serem aplicadas na biblioteca;Elaboração de um programa de ações para colocar em prática o planejamento eficiente.

Conheça as ferramentas que ajudam a cumprir o planejamento no dia-a-dia

Como vimos, a rotina dos bibliotecários costuma ser bastante agitada, pois são diversas tarefas a serem realizadas. Por conta disso, é importante que o profissional tenha ferramentas que ajudem na elaboração de um planejamento eficiente e na organização das tarefas diárias. Com esse suporte, o bibliotecário terá mais tempo para se dedicar a sua função pedagógica, atuando como aliado dos professores no processo de educação dos alunos.


Algumas ferramentas online e gratuitas ajudam a organizar as tarefas diárias, sendo possível inserir datas, horários e um breve descritivo da ação. O Trello e Google Keep, por exemplo, também oferecem ao usuário a possibilidade de compartilhar a atividade com outras pessoas, montando um grupo de trabalho online.


No caso da biblioteca escolar, essas ferramentas podem ser utilizadas para que o bibliotecário mantenha o corpo docente e a equipe pedagógica informadas sobre as atividades realizadas na biblioteca escolar. Em caso de parceria com um professor, essas ferramentas são importantes para a troca de ideias e elaboração das propostas pedagógicas.


Quando se trata do planejamento eficiente e da organização de tarefas internas da biblioteca escolar, como catalogação, gerenciamento do acervo, empréstimos e devoluções, relatórios de acesso, entre outras atividades, a adoção de um bom software de gestão de biblioteca é essencial para que o profissional ganhe tempo na administração e possa focar os seus esforços na missão de fomentar nos estudantes o gosto pela leitura.


Veja como um software de gestão pode transformar as bibliotecas escolares

Para acompanhar a evolução da educação do século XXI, é interessante ter recursos tecnológicos que atuem em parceria com os profissionais da instituição de ensino. No caso das bibliotecas escolares, um software de gestão, como o Philos, ajuda o bibliotecário em diversos aspectos, permitindo que ele siga com o seu planejamento eficiente durante todo o ano letivo.


A seguir, listamos alguns dos principais benefícios proporcionados por essa plataforma desenvolvida pela Prima.


Gestão simples e efetiva: com o Philos, o bibliotecário passará a ter uma visão mais detalhada dos dados do local por meio do painel de gestão, que traz gráficos altamente visuais sobre a situação das atividades desenvolvidas na biblioteca, como dados gerais, usuários, circulação, acervo e consultas aos terminais.


Catalogação prática e intuitiva: outra vantagem de um bom software de gestão como o Philos é a otimização de processos rotineiros da biblioteca. A catalogação, por exemplo, está presente em todas as bibliotecas escolares e, com o software, ela se torna muito mais simples e intuitiva. É possível, por exemplo, importar os dados bibliográficos de uma obra apenas digitando o seu ISBN.


Interatividade: alunos e professores também saem ganhando quando a instituição utiliza um software de gestão para dar sequência ao seu planejamento eficiente. Processos de busca, renovação e reservas de livros são realizados diretamente na plataforma. Além disso, materiais digitais também podem ser catalogados e ficam disponíveis para as consultas dos estudantes.


Essas funcionalidades tornam a biblioteca da sua instituição mais dinâmica e interativa, aspectos importantes para incentivar o gosto pela leitura nos alunos que fazem parte da geração de nativos digitais.


Você conferiu no artigo de hoje algumas formas de elaborar um planejamento eficiente que ajuda tanto na gestão escolar quanto no processo de ensino-aprendizagem. Caso a sua instituição ainda não tenha um software de gestão voltado especialmente para as bibliotecas, te convidamos para conhecer todos os recursos oferecidos pelo Philos. Clique aqui e acesse!

<< Voltar