IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
O Centro Nacional de Informação Ambiental do Ibama, criado com o objetivo de sistematizar as informações necessárias ao processo decisório da área ambiental, bem como dar suporte à política institucional por meio de base de dados, serviços técnicos e a disseminação do conteúdo ambiental, adotou o sistema de gerenciamento de bibliotecas SophiA em 2010, buscando otimizar o processamento e a gestão da informação.
Jorditânea Souto, bibliotecária-chefe do CNIA/Ibama, considera que “o ganho com o sistema é muito significativo para a qualidade dos serviços e compromisso que o Ibama tem com a sociedade em disseminar a informação ambiental, contribuir para mudanças que tragam ganhos ao meio ambiente e qualidade de vida às pessoas, possibilitando a sustentabilidade do planeta. Considerando que o Ibama é nacional e os técnicos das unidades descentralizadas têm grande dificuldade em acessar a informação, o recurso biblioteca digital certamente foi um grande avanço para os nossos usuários”.
Alderleia Marinho, também bibliotecária do CNIA/Ibama, conta que o software, mesmo em fase de implantação, já permite maior controle e qualidade na catalogação: “O SophiA facilita a normatização e padronização de descritores e autoridades usados na descrição dos documentos do acervo. No tratamento de periódicos, o software apresenta a possibilidade de cadastro de artigos, fascículos e coleções, além da confecção do Kardex que resulta em uma recuperação da informação muito mais efetiva”. Satisfeita, ela completa dizendo que a instituição ainda tem outros projetos para evolução da biblioteca e pretendem fazer isso usando o SophiA: “Não obstante as melhorias supracitadas, ainda vislumbramos a possibilidade de novos serviços, como a Disseminação Seletiva da Informação – DSI, com a implantação do serviço de alerta e a elaboração do Repositório Institucional do Ibama”.