Externato Santa Terezinha
Com mais de 80 anos de existência, o Externato Santa Terezinha é referência na região de Araraquara.
A história do Externato Santa Terezinha teve início em 1932, na cidade de Araraquara, localizada a 270 km da capital paulista.
A escola, que quando fundada oferecia os cursos de Jardim da Infância, Corte e Costura, Bordado, Arte, Culinária e Datilografia, acompanhou as mudanças sociais e atualmente atende a mais de 1.300 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em constante crescimento, hoje o colégio possui biblioteca, laboratório de Física e Química, duas quadras poliesportivas, teatro com capacidade para 420 pessoas, estúdio de gravação, duas salas de informática (uma para Ensino Fundamental e outra, adaptada, para a Educação Infantil), lousas digitais em todas as salas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e sala de Artes.
A metodologia de ensino proposta pelo Externato deve conduzir o educando à autoeducação, à autonomia, à emancipação intelectual. O colégio tem compromisso com a formação integral dos alunos, não havendo apenas preocupação com o desenvolvimento acadêmico, mas também com o desenvolvimento humano e cidadão, com base nos valores cristãos.
Dentre várias atividades do calendário, destaca-se a Caminhada da Paz, projeto desenvolvido com toda a comunidade escolar. Seu objetivo é sensibilizar e mobilizar a população para uma sociedade mais justa e fraterna, acreditando que a paz é possível e depende de cada um.
Desde 2009, o Externato utiliza os sistemas da linha SophiA na gestão da escola. À época, a instituição almejava modernizar e padronizar os processos administrativos e foi em busca de um fornecedor que desse o suporte necessário para a implantação do software.
“Praticamente todas as rotinas são auxiliadas pelo SophiA Gestão Escolar, desde o atendimento na recepção, a fidelização de matrículas, a cobrança, a expedição de documentos, o envio de notas de trimestre, enfim, tanto o acadêmico como o financeiro estão sendo ferramentas importantes no dia-a-dia”, conta Camila Faglione Spinelli, Assistente Administrativa do Externato.
Com a adoção do SophiA, os professores do colégio passaram a ter acesso ao lançamento de notas e frequência via internet. “Os ganhos foram muitos, como a comodidade, pois eles podem acessar de qualquer lugar para efetuar o trabalho, sem contar a facilidade de digitação e a rapidez de informação”, salienta Camila.
A instituição também utiliza o software Untis, integrado ao SophiA, para a elaboração automatizada do quadro de horários escolar. “A adoção do sistema facilitou muito a organização do horário, de modo que os professores já têm conhecimento antes de saírem para as férias, no final do ano letivo. Dessa forma, podem se organizar para seus compromissos em outros colégios e/ou pessoais. O lançamento das disponibilidades é imprescindível para o sucesso na confecção do quadro e o sistema é muito veloz. Há pouca necessidade de intervenção humana no horário. O sistema soluciona a maior parte dos problemas”, enfatiza Lucia Helena Perez de Souza e Silva, Coordenadora Pedagógica.
A biblioteca do Externato também foi informatizada, com a adoção do software Philos, outro sistema da linha SophiA.
O acervo composto por cerca de 15 mil volumes, formado por livros, periódicos, CDs, DVDs e gibis está em fase de catalogação pela bibliotecária Gabriela Aparecida Furlan Riga. Ela conta que antes o colégio tinha apenas uma base de dados com os títulos dos livros e que permitia somente a consulta do que havia no acervo. “Os campos eram limitados e não havia nenhuma adequação quanto aos padrões da biblioteconomia. O empréstimo era feito de maneira manual, pois também não havia o módulo de Circulação e Empréstimo”, destaca Gabriela.
A bibliotecária ressalta as vantagens obtidas com a adoção do Philos. “A interface simples e funcional do sistema garante facilidade em sua utilização e isso ajuda nos processos de trabalho”. E acrescenta. “A integração entre os sistemas de gerenciamento da secretaria, o SophiA Gestão Escolar, da biblioteca, o Philos, nos ajuda a evitar duplicidade de tarefas, como a questão de cadastramento de usuários”.
A equipe do colégio avalia o atendimento oferecido. “O atendimento prestado pela equipe SophiA é excelente. A eficiência do suporte transmite segurança ao trabalho e agilidade na execução. A empresa está sempre inovando e atualizando informações, o que garante a parceria com seus clientes”, concluem.