Colégio Magister investe no Philos Web para dinamizar a rotina de sua biblioteca escolar
Uma escola humanista, que enfatiza o trabalho coletivo e preza pelo respeito às diferenças individuais. O Colégio Magister, com sua trajetória iniciada no final da década de 60, é referência educacional na Zona Sul de São Paulo. Possui mais de 1000 alunos divididos em duas unidades escolares que atendem desde o berçário até o Ensino Médio, inclusive com ensino bilíngue.
As duas bibliotecas da escola - infantil e escolar - têm, juntas, um acervo de 11 mil volumes, gerenciado por uma bibliotecária e duas auxiliares. Em agosto do ano passado o colégio passou a utilizar o Philos Web, software da família do SophiA Biblioteca, porém com a particularidade de atender as necessidades de bibliotecas de pequeno porte, principalmente escolares.
O Philos Web tem uma navegação simples, layout que possibilita uma melhor interação via touch, painel de estatísticas, empréstimos e devoluções realizados de forma fácil, além de não ser necessária a hospedagem dos dados no servidor da escola, já que o backup fica por conta da empresa. Rosana Francioli, bibliotecária da escola, acredita que a recuperação mais precisa do material, a liberação de um catálogo online e os serviços de consultas, empréstimos, reservas e renovações, foram as principais motivações para adquirir o software.
Mas a funcionalidade que mais facilita o dia-a-dia da biblioteca é o cadastramento no Philos Web, já que os dados bibliográficos são importados apenas digitando o número do ISBN. “Acho o Philos uma ótima alternativa para bibliotecas e acervos escolares, pois cumpre a função na gestão do acervo, é moderno e de fácil utilização, visualmente atrativo para os jovens, e oferece os principais serviços online”, diz Rosana.
Biblioteca viva
Com a facilidade proporcionada no manejo com o software, os profissionais da biblioteca podem centrar esforços em outras atividades de interação com os usuários do espaço. “A biblioteca está VIVA, interagindo com toda a comunidade escolar e participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Não que a catalogação, classificação e automação dos serviços não seja importante, mas para que precisamos de um acervo organizado e acessível se não temos usuários? Os bibliotecários escolares têm o compromisso de colaborar no processo da competência leitora e informacional dos jovens”, defende Rosana.
O Magister possui 1400 usuários cadastrados no sistema, entre eles alunos, ex-alunos, docentes, funcionários e pais. Por mês são feitos aproximadamente 700 empréstimos, e a intenção é manter este número cada vez mais alto. Por isso, são realizadas participações nos projetos de leitura dos segmentos; atendimentos aos editores; promoção de atividades de fomento à leitura (feira de livros, mostras de editoras, encontro com autores, contações de histórias, clubes de leitura); aplicação do projeto de iniciação à metodologia científica junto às tutorias; análise e seleção de materiais para o desenvolvimento do acervo e futuras adoções; dentre outras.
É a tecnologia atuando como facilitadora nos processos, deixando os profissionais livres para desenvolver atividades realmente modificadoras.