Colégio Queiroz Brunelli utiliza o Philos para gerenciar a biblioteca escolar
Uma boa escola forma indivíduos, desenvolve suas potencialidades, por meio do respeito à individualidade e do fomento ao relacionamento social. Tudo isso pode ser maximizado com o incentivo à leitura, prática que desperta os indivíduos para infinitas possibilidades de absorção de conhecimento. O Colégio Queiroz Brunelli, de Ribeirão Preto – SP, iniciou suas atividades em 2013 aplicando este propósito, e, para a gestão da sua biblioteca, utiliza o sistema Philos, desenvolvido especialmente para escolas.
Desde a concepção do colégio, em seu projeto de arquitetura, há a priorização dos materiais recicláveis, sendo um dos primeiros do interior de São Paulo com um “Edifício Verde”. Laboratórios de Ciências e Informática, sala de Artes Plásticas, piscina aquecida, quadra de esportes, salas amplas e climatizadas, lousas interativas, biblioteca, pátio coberto, parque infantil e cantina, todas são instalações modernas, o que reflete a tendência do Colégio ao que há de mais atual em educação.
Uma funcionária é responsável pela biblioteca da escola, que possui um acervo de cerca de 5000 livros. Rosemeire Pocente, assessora de comunicação do Colégio, conta que o Philos é o primeiro software utilizado no espaço, que antes tinha todo o controle, inclusive de empréstimos, gerenciado por planilhas. “Já sentimos uma grande melhoria organizacional no processo de registro, saída e devolução de livros. A gestão auxiliou o processo já implantado na escola, que sempre manteve a interação aluno + livro + leitura. O sistema veio somar à nossa prática de incentivo à esta prática”, afirma a assessora.
Todo o processo de implantação na unidade foi feito de forma online pela Prima, mas segundo Rosemeire ocorreu de forma tranquila e eficaz. “O software implantado não oferece dificuldades de compreensão e manipulação. O sistema ainda é muito recente, estamos cadastrando nosso acervo, mas já sentimos o avanço”, relata Rosemeire. “O Philos atendeu as nossas expectativas. O suporte e a atenção são imediatos quando temos alguma dúvida, somos sempre prontamente atendidos”, finaliza.
Uma gestão eficiente reforça o papel da biblioteca escolar como um espaço vivo, onde os estudantes são incentivamos ao prazer da leitura, ao mesmo tempo em que aprendem.