Biblioteca Municipal de Nova Odessa
A Biblioteca Municipal de Nova Odessa, no interior do Estado de São Paulo, é um exemplo de como um software de gestão melhora a prestação de serviços aos usuários, otimiza o trabalho dos bibliotecários e amplia o controle da administração.
Fundada em 1970, a Biblioteca completou 30 anos sem seguir as normas de biblioteconomia para catalogação e sem informatizar os controles do acervo, quando em 2001 uma bibliotecária recém contratada iniciou a mudança deste cenário.
“A primeira tentativa foi realizar o cadastro das obras numa planilha, o que de imediato melhorou o acesso às informações e agilizava a localização dos itens. No entanto, outros problemas continuavam sem solução: o controle de circulação permanecia sendo feito em fichas preenchidas manualmente e isto deixava o atendimento lento e dificultava o controle de cobrança aos usuários”, lembra a bibliotecária-chefe da instituição, Jocely Rodrigues Teixeira.
Em 2002, buscando solucionar todos as questões, o SophiA Biblioteca foi implantado. “Observamos que o serviço ganhou mais agilidade, tornando o atendimento aos usuários mais eficiente. O SophiA é um software fácil de ser usado, claro e objetivo. Sua constante atualização demonstra o profissionalismo da Prima”, compara Jocely.
Atualmente, quatro funcionários trabalham na biblioteca, que dispõe de um acervo de 18.000 obras, composto por livros, periódicos, folhetos, DVDs, CDs e fitas de vídeo.
A Biblioteca, por meio do módulo Terminal Web do SophiA, possibilita que os usuários realizem pesquisas, reservas e renovações com mais comodidade, além de deixar os funcionários com mais tempo livre para realizar outras atividades.
São quase 7.000 usuários cadastrados da cidade de Nova Odessa e dos municípios vizinhos, Sumaré e Americana, que encontram publicações dos mais variados temas, tais como literatura infanto-juvenil, auto-ajuda, medicina alternativa, dentre outros, e geram cerca de 1.000 empréstimos por mês.
Sobre Nova Odessa
O município de Nova Odessa, fundado em 1905, está localizado a 125 km da capital paulista, na região de Campinas e tem pouco mais de 48.000 habitantes (IBGE/2008). Suas principais atividades econômicas são metalurgia (fundição), indústria química e laboratorial, além da prestação de serviços (Fonte: Wikipédia).
Voltar