Eletronorte aprimorou as rotinas e os serviços prestados aos usuários da biblioteca com o uso do SophiA
Há três anos a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S. A. (Eletrobras Eletronorte) adotou a utilização do software SophiA Biblioteca para a unificação do acervo de suas três bibliotecas, localizadas na sede da empresa no Distrito Federal e nas regionais do Pará e Maranhão.
A empresa, criada em 1973, no ano de 2008, pelo Plano de Transformação da Eletrobras, passou a designar-se Eletrobras Eletronorte, integrando, ao lado de outras importantes instituições, o Sistema Eletrobras, com um significativo projeto de desenvolvimento para o setor elétrico brasileiro.
A Eletrobras Eletronorte conta atualmente com cerca de 4 mil colaboradores – entre dirigentes, empregados e cedidos – que utilizam os serviços das bibliotecas que têm em seu acervo mais de 26 mil exemplares, tais como apostilas de treinamento, CD-ROM, DVD, anais, folhetos, livros, normas técnicas, papers, publicações institucionais, dentre outros. Mensalmente são realizados cerca de 300 empréstimos.
O gerente da Gerência de Gestão do Conhecimento, Francisco Fernandes Neto, conta que com a inauguração da nova biblioteca, configurou-se a necessidade da implementação de novos produtos e serviços que fizessem frente à dinâmica corporativa, em constante desenvolvimento. “Precisávamos de um sistema moderno, ágil e que apresentasse as funcionalidades compatíveis com as demandas que necessitávamos responder”, diz.
O fato da Eletrobras Eletronorte, estar distribuída em três localidades demandava a unificação das bases de dados, para permitir a acessibilidade, por parte dos usuários, às informações sobre a coleção bibliográfica em geral. “Este fato, por si só, já representou uma grande motivação de nossa parte e hoje, um grande avanço nos serviços oferecidos aos usuários”, lembra Neto.
Ele recorda que logo após a aquisição do SophiA Biblioteca, na fase implantação do sistema houve um treinamento detalhado à equipe, quando os módulos foram apresentados e questionados, sempre com o propósito de ajustá-los à realidade da empresa, o que se repete a cada lançamento de nova versão do produto. “Instalado o SophiA Biblioteca, a equipe de suporte técnico da Prima tem sido incansável no atendimento prestado à Eletrobras Eletronorte, sempre pronta e eficaz nos atendimentos, o que nos estimula bastante com relação ao produto”, revela o gerente.
Após estes anos de utilização do SophiA, Neto destaca os benefícios alcançados pela biblioteca da empresa. “Ressalto a importância da catalogação cooperativa de materiais bibliográficos, de acordo com padrões internacionais de descrição bibliográfica e intercâmbio de dados; a automatização de forma integrada de procedimentos de aquisição, processamento técnico, circulação, controle, empréstimo e disseminação de recursos informacionais; aperfeiçoamento dos mecanismos de recuperação de informações; otimização da utilização dos recursos informacionais, facilitando a solicitação e efetivação de empréstimos, renovações e reservas; e o desenvolvimento de novos produtos e serviços de informação para melhor atender às necessidades dos clientes”, avalia o gerente.
Ele ainda completa. “A utilização do SophiA Biblioteca, sem dúvida, é um fator determinante da qualidade do atendimento que prestamos, pois possibilita respostas ágeis e confiáveis, além de representar um potencial de desenvolvimento às unidades de biblioteca sob nossa responsabilidade, pois fornece condições e alternativas que vimos explorando em nossa rotina, sempre com o irrestrito apoio da Prima”.
A energia consumida pelo Pará é gerada pelas usinas hidrelétricas Tucuruí e Curuá-Una, responsáveis pelo atendimento a mais de 99% do mercado paraense. Construída em duas etapas, Tucuruí tem capacidade instalada de 8.370 MW. As obras da primeira casa de força – com 12 unidades geradoras de 350 MW, duas auxiliares de 22,5 MW e potência instalada de 4.245 MW - foram concluídas em dezembro de 1992. Em junho de 1998, foi iniciada a construção da segunda casa de força, com 11 unidades geradoras de 375 MW e potência instalada total de 4.125 MW, concluída em abril de 2007.
Fonte: http://www.eln.gov.br
Voltar